Restando pouco mais de um ano para a eleição à prefeitura de Santa Maria, as cartas começam a ser colocadas na mesa. Nos últimos dias, a movimentação partidária se intensificou na cidade. O PT, por exemplo, sacramentou que até o dia 31 deste mês define se o deputado Valdeci Oliveira, sua primeira opção, aceita concorrer, ou se Fabiano Pereira fará frente à candidatura petista em 2016.
Valdeci Oliveira tem aval do PT e decidirá se concorrerá a prefeito de Santa Maria
Na semana passada, o PDT realizou convenção municipal, com a participação de Pompeo de Mattos (presidente estadual da sigla), em que reiterou o entendimento pelo nome do vereador Marcelo Bisogno (PDT) à prefeitura.
PDT deve ter empresário em candidatura à prefeitura de Santa Maria
Também na semana passada, o PP fez mais uma reunião estratégica para tratar da eleição municipal. Parte dos progressistas apostam em José Haidar Farret, atual vice-prefeito, mas outra ala sustenta os nomes dos vereadores Sergio Cechin e Paulo Airton Denardin ao pleito.
Schirmer declara amplo apoio à candidatura de Farret à prefeitura de Santa Maria
Para o próximo mês, em 29 de agosto, será a vez dos peemedebistas se reunirem em convenção municipal e darem a largada oficial para consolidar um nome que suceda o prefeito Cezar Schirmer, que comanda o município desde 2009. O PSDB, embora não admita abertamente, deve vir com o nome do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB).
Seis parlamentares de Santa Maria revelam que não concorrerão à eleição municipal
O corre-corre é justificado no entendimento do cientista político José Carlos Martinez, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O calendário político é mais apressado do que o calendário oficial em época de campanha. Saber se colocar e se postar em um cenário embrionário é essencial afirma, acrescentando que, à medida em que as fichas vão sendo colocadas no tabuleiro político, será possível delinear com maior clareza os possíveis cenários.
Indefinição do lado governista e candidaturas periféricas
Um fator novo para a eleição de 2016 é a possibilidade real de segundo turno na cidade, uma vez que já ult"